quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Negrinho do Pastoreio contra a violência Infantil.

Estou curtindo muito esta série de postagens que tenho feito falando a respeito das lendas brasileiras. Mas acontece que não queria  falar só e moda. Então decidi começar a variar o tema por esta lenda aqui:

O NEGRINHO DO PASTOREIO


Se alguém souber o autor me avise.

Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro com negros e peões. Num dia de inverno, fazia muito frio, o fazendeiro mandou que um menino negro  pastorear cavalos e potros (ovinos no Uruguai versão) que acabara de comprar.  Acontece que o tal estancieiro fora desafiado para uma corrida e quem montaria  o baio seria o negrinho. 
Durante a corrida o menino percebeu que corria também por sua vida. Estranhamente ao final, o baio se assustou e refugou, fazendo com que o negrinho perdesse a disputa. O estancieiro cego de raiva, mandou chicotear o menino  e depois mandou que ele reunisse a tropilha. E assim ele fez. Mas o estancieiro tinha um filho muito mau que espantou os cavalos e correu para avisar o pai que o menino havia deixado os cavalos escaparem.
O estancieiro mais uma vez manda dar uma surra no pobre negrinho e o manda reunir os cavalos. Como era noite o negrinho começa a procura com um toco de vela na mão, e ao final, após reunir todos os cavalos, o baio o escapa.Ao voltar para a estância sem o baio o menino apanha novamente, ficando quase morto .Para completar a crueldade, jogam o corpinho dele em cima de um formigueiro para que o tormento ainda fosse maior. 
 No dia seguinte, quando o estancieiro foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.
E depois disso, entre os andantes, posteiros, tropeiros, mascates e carreteiros da região, todos davam a notícia, de ter visto passar, como levada em pastoreio, uma tropilha de tordilhos, tocada por um Negrinho, montado em um cavalo baio.
Então, muitos acenderam velas e rezaram  pela alma do judiado. Daí por diante, quando qualquer cristão perdia uma coisa, o que fosse, pela noite o Negrinho campeava e achava, mas só entregava a quem acendesse uma vela, cuja luz ele levava para colocar no altar de sua madrinha, a Virgem, Nossa Senhora, que o livrou do cativeiro e deu-lhe uma tropilha, que ele conduz e pastoreia, sem ninguém ver.
Desde então e ainda hoje, conduzindo o seu pastoreio, o Negrinho, sadio e risonho, cruza os campos. Ele anda sempre à procura dos objetos perdidos, pondo-os de jeito a serem achados pelos seus donos, quando estes acendem um coto de vela, cuja luz ele leva para o altar da santa que é sua madrinha.

O NEGRINHO E A VIOLÊNCIA INFANTIL

Como eu disse no primeiro post, o objetivo principal desta série é correlacionar as lendas com o nosso cotidiano. Mas antes de falar da lenda e deste assunto tão triste que é a violência contra nossas crianças eu quero me explicar em uma questão.
A lenda possui adereços religiosos e entendo e  respeito que não façam parte da crença de muitos que estão lendo este post. Entretanto, a lenda mais próxima da original é esta, logo espero não ter problemas com ninguém !
Bom escolhi este assunto porque é uma realidade frequente e infelizmente atualíssima. Hoje não temos estancieiros carrascos mas encontramos aí homens e mulheres sem limites, que causam dor, sofrimento e traumas eternos em crianças.
Hoje são raras as vezes que se abre um jornal, ou se escuta um noticiário onde não esteja presente nenhuma violência contra um menor.
Violência sexual, violência moral  e principalmente social.
Estamos gerando uma geração viciada em drogas pesadas e que dificilmente chegarão aos 20 anos. Isso vemos em programas jornalísticos da Globo, Record, SBT e também na esquina mais perto da sua casa.


Mas a grande questão é o que fazemos para mudar esta situação? Vamos meus queridos leitores, pensem comigo? Onde está nossa parcela de culpa? Bom você pode estar pensando que trabalha honestamente, cria seus filhos decentemente, mas e aí? lavou suas mãos?
Existem muitas maneiras de mudar a situação e a visão de como nós tratamos a infância. 


A primeira delas para mim é o comprometimento. Se sou uma professora, eu tenho o compromisso de ensinar, educar e formar. Independente de qual série eu atendo, seja educação infantil ou em uma sala de aula do ensino superior. Só assim, dando o meu melhor, enfrentando alunos desinteressados e buscando meios de atingir a cada um é que eu estarei de fato honrando minha profissão e meu papel de cidadã. Acho que a base da mudança de uma sociedade se encontra na educação, na formação do indivíduo, na valorização d cada cultura e na ampliação de horizontes que só o conhecimento pode proporcionar.
Mas é agindo com coerência e honestidade é que fazemos a diferença. Denunciando o que é errado, discordando e dando nossa opinião.

Existem milhares de campanhas, a mais famosa está aí, no ar, Criança Esperança. è boa? Funciona? Olha eu mesma, não sei. Mas sei lá se você acha que doar é uma boa doe, mas eu ainda acredito muito naquele trabalho onde você vai e acompanha, naquela ajuda que você pessoalmente dá.

Aqui pelo menos na minha cidade, projetos sociais existem aos montes viu.

Olhem não sou nenhuma Madre Teresa de Calcutá mas me incomoda muito ler notícias tristes nos jornais, de abandono de crianças, de abusos, agressões, de crianças viciadas, crianças sem atendimento. Acho que é hora de acendermos uma vela de esperança, hora de apadrinharmos uma criança, ou várias delas.
Jovens infratores são resultado desta sociedade esmagadora que temos, eles cometem seus crimes e nada pode ser feito, medidas não podem ser tomadas. Vejo "boyzinhos" pagando de invencíveis porque a lei não se aplica sobre eles, os pais são ricos ou influentes. Eles também são vítimas do relaxamento e da impunidade, e são vítimas que fazem outras vítimas.  Digo vítimas porque sofrem da síndrome de serem os donos do mundo, inatingíveis e inalcançáveis. Esses jovens inconsequentes se assemelham muito ao filho do estancieiro da lenda, se divertem com a maldade.

Existe uma lei, não sei se é municipal ou estadual ou federal, enfim, que estabelecimentos comerciais possuam uma placa com o decreto que diz que violência contra criança é crime . E em baixo tem o telefone do disque denúncia. Acho importante lembrar que quem não denuncia é cúmplice do crime.

UM ALERTA:

Quando a criança sofre algum tipo de abuso ou agressão elas costumam se calar, ficarem tristes, agressivas evitam comer e demonstram-se arredias. Isto acontece porque geralmente são ameaçadas e assim sendo não falam nada.
Observar estes sinais ajudam muito na hora de proteger seu filho, sobrinhos ou afilhados.
Selecione com cuidado babás, observe a criança ao ir e ao voltar da escola, faça visitas surpresa, nunca confie em estranhos. Redundante este alerta? Acho que não. Cuidado nunca é demais.

Gente é isso, espero que compreendam a intenção do post.

Um beijo grande.


10 comentários:

  1. Quanta informação num mesmo post... História, campanhas, alertas! Legal =)

    Beijocas Anne. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Anne,
    Vc mandou benzasso!
    Ah, a denuncia é a primeira forma de tentar evitar a violência infantil, né!
    Bjokas
    Raquel Bellosi

    http://punkedchild.blogspot.com/
    @raquel_bellosi

    ResponderExcluir
  3. Olá Anne!!!

    Quando eu era criança, meu pai me deu um livrinho com essa história.Nunca mais me esqueci dela e até hoje guardo o livrinho.
    Violência contra crianças é um assunto muito sério. E isso só vai mudar, quando nós também mudarmos e não nos calarmos diante de agreções.

    Beijooss
    Até+
    TaniaRibeiro
    www.tanialeixo.blogspot.com
    @tanialeixo

    ResponderExcluir
  4. Amoreeee!!!! Amei o post ^^

    Um ótimo fds pra ti ;)

    Bjoss
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, parabens...
    Ótimo final de semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  6. Querida fico pensando quando vejo noticias de abandono infantil, e chego a seguinte conclusão poxa para que engravidou?,para fazer mais uma criança sofrer? fico muito irritado!

    adorei seu post!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Temos que denunciar a violência infantil...pq é uma crueldade!


    Bjss querida e um maravilhoso final de semana!!

    http://www.toutlamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Menina, sabe que eu to fazendo um trabalho sobre violência pra facul e esse seu post vai em ajudar muito, amei!!! Parabens

    Ah, sobre a Selena Gomez, não é uam boneca??? invejinha branca dela né? ahuahauha
    Beijocas amore

    www.pattyrossi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse post pra mim tem um peso a mais, um conteúdo mais delicado, eu fico muito comovida com isso de crianças que sofrem abusos, queria poder cuidar de todas.
    Amei o post Anne!
    =*

    ResponderExcluir
  10. Anne, arrasou no post. Eu costumava ler o negrinho do pastoreiro quando pequena.

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Em primeiro lugar obrigada por vir aqui! Espero que tenha lido o post e curtido o meu trabalho!

Comentem e me façam feliz!